18 de maio de 2009

AGORA:Atenção senhores prefeitos: prazo vai até quinta- feira dia 21 para o envio de projetos ao MDS

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorais da Câmara Federal (CDHM), deputado Luiz Couto (PT-PB), foi informado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que os municípios interessados em implantar projetos de educação alimentar têm até quinta-feira (21) para enviar projetos, visando participar do processo de seleção.
O parlamentar esclarece que o MDS quer firmar 10 convênios com cidades de regiões metropolitanas, do Semiárido e dos Territórios da Cidadania, com investimento de R$ 1,5 milhão. “Cada projeto receberá, no máximo, R$ 150 mil. As Prefeituras devem enviar as propostas com base nos termos do edital, disponível no site do ministério”, explica.
“Os critérios de seleção e pontuação desse edital levarão em consideração a caracterização da situação de segurança alimentar e nutricional no município, objetivos claros e possíveis de alcançar, incluindo a adequação e detalhamento da metodologia. As propostas selecionadas serão divulgadas no Diário Oficial no próximo dia 28”, complementa.
O Programa de Educação Alimentar e Nutricional desenvolve ações que incentivam a prática de alimentação adequada e saudável, de modo a estimular a autonomia do indivíduo e a mobilização social. Também tem como meta auxiliar na prevenção de doenças relacionadas ao consumo alimentar inadequado como à desnutrição, a obesidade e a anemia, entre outros.
Quase 10 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações de Educação Alimentar e Nutricional em 15 estados, além de outros 1,5 mil beneficiários atendidos pela articulação com os equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Bancos de Alimentos e Cozinhas Comunitárias).
Ascom

A Educação vai atualizar pagamento de salário dos professores contratados

Todos os professores da rede estadual de ensino que trabalham no sistema de contrato de prestação de serviços terão seus salários atualizados nos próximos dias. Foi o que anunciou nesta segunda-feira (18) o secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, durante a abertura do treinamento que está se realizando simultaneamente em João Pessoa e demais núcleos educacionais nas cidades de Sousa, Sapé, Alagoa Grande e Patos. Na Capital, o evento continua por toda a semana na Escola de Serviço Público. São mais de duas mil pessoas que estão sendo capacitadas.

O resultado deste treinamento, que se destina aos professores do Programa Brasil Alfabetizado e o de Correção de Fluxo, será utilizado em alunos que têm dificuldades de aprendizagem. Os recursos são de convênios ainda remanescentes do ano de 2007, que não foram investidos na sua finalidade. Sem a realização deste curso, a Paraíba poderia ter que devolver recursos destinados a esses programas para o Ministério da Educação. “Podemos constatar a alegria dos professores porque garantimos a normalidade do programa, inclusive com o pagamento dos salários atrasados”, garantiu Sales Gaudêncio.

veja o resto desta reportagem:
http://www.clickpb.com.br
O senador Cícero Lucena (PSDB) será submetido à Corte do Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta-feira, 21. Ele foi alvo de um Recurso contra Expedição de Diploma (RCED) movido pelo ex-senador Ney Suassuna (PMDB), com quem Cícero disputou as eleições para o senado em 2006.

Ney acusa Cícero de abuso de poder econômico na campanha ao Senado. Ele teria tentado distribuir camisetas amarelas a eleitores às vésperas da eleição. No RCED, a alegação é de que o material teria sido encaminhado por duas empresas (Raicon e Vince), de propriedade do empresário João Rafael de Aguiar, suplente na chapa de Cícero Lucena.

A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) emitiu parecer contrário ao provimento do recurso. No entendimento do Ministério Público Eleitoral, não há como provar a relação de propaganda eleitoral agregada às camisetas apreendidas. Além disso, como as camisetas foram apreendidas, não houve a influência na lisura do pleito.

No pleito de 2006, Cícero Lucena foi eleito senador pelo PSDB com 803.600 votos. Já Ney Suassuna, que disputou pelo PMDB, obteve 725.502 votos.

da Redação

WSCOM Online

Agora >Neste momento: Ricardo depõe e Guilherme acompanha; Nadja Palitot promete “bomba”

O prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho depõe neste momento no Fórum eleitoral, no centro da Capital, e enfrenta uma situação constrangedora: o deputado estadual Guilherme Almeida acompanha o depoimento de frente para o prefeito.

O prefeito é ouvido pelo juiz eleitoral Aluízio Bezerra, no processo movido por Almeida para se desfiliar do PSB sem incorrer em infidelidade partidária.

Coutinho, que é presidente estadual do partido, é acusado pelo deputado de perseguição política.

O deputado foi proibido pela legenda de assumir a pasta de Interiorização do Estado. Uma ata foi apresentada onde consta proibição dos pecebistas de comandar cargos dentro da administração estadual. Almeida diz que a ata foi adulterada.

Bomba

A suplente de deputada Nadja Palitot, que também pretende pedir desfiliação do PSB, deve ser ouvida logo após o depoimento do prefeito.

Ela antecipou que apresentará uma “bomba” ao juiz eleitoral. Já no Fórum, Palitot carrega uma pasta onde diz que tem documentos protocolados em cartório que prometem abalar o PSB.


Veneziano prevê reviravolta política até as eleições de 2010

Para o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), a sucessão estadual ainda vai passar por grandes mudanças até o próximo ano.

Leia tópicos sobre o assunto publicados na coluna Aparte, do Jornal da Paraíba.

Na última semana, o prefeito Veneziano concedeu várias entrevistas acerca do processo eleitoral do próximo ano.
Para ele, “o PMDB tem alternativas” para concorrer ao governo estadual.

Critério

À sua ótica, é preciso “verificar a (alternativa) que tiver melhor e maior viabilidade eleitoral.”

Nem começou

Veneziano chamou a atenção de ouvintes e da opinião pública para um aspecto que lhe parece crucial: “A realidade exposta nesse instante é completamente diferente daquela que nós deveremos ter nos próximos meses”.
O arremate dele chegou a ser enigmático: “Se engana – ou se deixa enganar - aquele que achar que esse momento atual se projeta em definitivo para 2010. Em absoluto. O processo sequer se iniciou.”


Jornal revela que José Serra e Aécio Neves chegaram a um acordo

Os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas, Aécio Neves, fecharam um acordo para as eleições de 2010. O principal articulador foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, informa a ´Folha´ neste domingo.

Segundo integrantes da cúpula do PSDB, esse entendimento deverá ser anunciado em agosto ou setembro, enterrando a possibilidade de uma prévia entre os dois potenciais candidatos ao Palácio do Planalto. Por ora, haverá negativas, mas, nos bastidores, o acerto foi concluído.

Serra lidera as pesquisas. E terá 68 anos em outubro de 2010. Será sua última tentativa de conquistar a Presidência. Ele precisa do apoio de Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país. Sem Aécio, Serra se enfraqueceria, relata o jornal.

“O governador paulista fará todos os gestos para dar a Aécio uma saída honrosa. Haverá um ritual de retirada da pré-candidatura mineira. Aécio terá holofotes e a palavra dada de Serra de que possuirá um pedaço importante do eventual governo federal”, antecipa o jornal.

Aécio resistia a ser vice, mas pesaram alguns conselhos de FHC e uma avaliação do governador mineiro sobre o atual quadro político.

UOL.

PB AGORA

Rivais, grupos cassista e maranhista dividem meio a meio a simpatia e a admiração do eleitorado paraibano

Em mais um questionário da pesquisa contratada pelo PB Agora ao Instituto Opinião, um resultado bate exatamente com os últimos resultados eleitorais desde 2002 no Estado: na preferência entre maranhistas e cassistas, o eleitorado paraibano divide meio a meio a simpatia pelos dois grupos politicos.

Para 36,9% dos paraibanos, o grupo cassista é mais simpático e admirável. Para outros 36,0%, a simpatia e admiração vão para o grupo maranhista. Para um percentual relativamente alto, 23,8%, é indiferente quem esteja no poder. Apenas 3,1% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder a indagação.

No universo dos que têm simpatia e admiram o grupo cassista, a maior concentração fica entre os jovens de 16 a 24 anos de idade. Os menos entusiasmados estão entre os que ganham de cinco a 10 salários mínimos (30,3%).

Os que nutrem simpatia e admiração pelo grupo maranhista, a maior faixa está também entre os que percebem de cinco a 10 salários mínimos (42%) e o menor índice divide-se entre os que têm nível superior e junto àqueles que percebem mais de 10 salários mínimos.

Uma possível aliança entre Maranhão e Ricardo Coutinho, Cícero alerta aliados

Para o senador Cícero Lucena (PSDB), ainda existe a real possibilidade de apoio do governador José Maranhão (PMDB) à candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), nas eleições para governo em 2010. As declarações do tucano foram feitas neste domingo (17).

Pré-candidato ao governo do Estado, Cícero alertou aos aliados do PSDB na Paraíba que paqueram uma aliança com Ricardo Coutinho de que, para derrotar o ex-governador Cássio Cunha Lima, Maranhão é capaz de tudo. “O PSDB e nossos aliados devem permanecer unidos”, frisou o senador.

Ainda conforme Cícero, “da mesma forma que Cássio quer derrotar Maranhão, o atual governador não vai medir esforços para derrotá-lo. E, sentindo-se ameaçado, poderá abrir mão de sua candidatura para apoiar o prefeito da Capital”, comentou.

Da Redação
ClickPB