20 de julho de 2009

Confirmadas as atrações da Festa de senhora Sant’Ana de Santana dos Garrotes


Foi divulgada a programação do clube da cidade e de rua para a Festa de Senhora Sant’Ana.

VEJA:


No dia 23 de julho, a banda Cheiro de Menina e Vicente Nery estará se apresentando no Clube Santana Show e dia 24, a tradicional seresta com o grupo de seresta Neray, essa festa é uma promoção da igreja.


No dia 25 na praça central as bandas Forró na Tora e Forrozão 100% Paraíba animarão os munícipes e turistas que visitarão a cidade.


Também no dia 25 terá o tradicional leilão, onde galinhas, bodes, carneiros e garrote são leiloados. Uma promoção da igreja.


Já dia 26, último dia de festa, o cantor Ton Oliveira, Bichinha Arrumada, Flor de Lotus e Trio Farrista amanhecerão o dia tocando para os forrozeiros presentes.


A festa terá uma estrutura de palco, iluminação e som; também a população presente poderá ver o show pirotécnico, que já é tradicional.


Segundo o prefeito, Zé Alencar, ainda não tínhamos divulgado as atrações, devido o repasse do FMP do dia 10 que caiu consideravelmente, já que não temos patrocínio e apoio nem do governo estadual e federal, mas garante que com essas atrações a população vai brincar com tranqüilidade e muita paz, disse o Alencar.


Muitos políticos devem comparecer a festa de Senhora Santana, já confirmaram presenças os senadores, Efraim Morais e Cícero Lucena, os deputados Antonio Mineral, Gervásio Maia e Léo Gadelha, prefeitos, vereadores e várias lideranças do vale do Piancó.


Focco coleta assinaturas contra candidatos "fichas sujas"

As atividades da Campanha Ficha Limpa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) continuam esta semana na Paraíba. A partir desta segunda-feira (20) até a próxima quarta-feira (22) o Fórum de Combate à Corrupção (Focco) realizará um movimento para intensificar a coleta de assinaturas em favor do Projeto de Lei de iniciativa popular que impede políticos condenados em primeira instância por crimes de natureza grave serem candidatos a cargos públicos.

A mobilização terá início às 9h, com um ato público na Lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa. Durante a mobilização será disponibilizado um posto de assinaturas em frente às Lojas Esplanada. O objetivo é coletar cerca de 26 mil assinaturas no Estado, para atingir um total de no mínimo 1,3 milhão de assinaturas em todo o País.

O Projeto de Lei, que foi elaborado desde abril de 2008, prevê aperfeiçoar o perfil dos candidatos que se oferecem nas campanhas eleitorais ao longo dos anos. E o cidadão comum pode participar do processo legislativo por meio da iniciativa popular, subscrevendo o projeto, ou seja, assinando-o. A coleta de assinaturas dará amparo ao Projeto de Lei para que a matéria possa ser apresentada ao Congresso Nacional.

“Este projeto é uma forma concreta pelo qual o cidadão pode efetivamente contribuir com a sua adesão, a sua assinatura. Então, se tiverem o interesse em aderir, procurem os órgãos públicos, principalmente as Casas da Cidadania, para assinar a ficha”, disse o procurador José Guilherme Ferraz.

As Casas de Cidadania onde serão disponibilizadas fichas para assinatura são em Cabedelo, no Manaíra Shopping e no Tambiá Shopping, na capital, bem como em Campina Grande e Guarabira, mas também haverá coleta no Ministério Público Federal, no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), na Receita Federal (na avenida Epitácio Pessoa), Tribunal de Contas do Estado (TCE), dentre outros locais.

Quem quiser, poderá acessar o site do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (http://www.lei9840.org.br/). A meta é recolher, até o dia 25 deste mês, na Paraíba, pelo menos 26 mil assinaturas (1% do eleitorado paraibano). Já foram coletadas cerca de 8 mil assinaturas no Estado. No país, é necessário coletar 1,3 milhão de assinaturas, e já se chegou ao número de 900 mil, faltando cerca de 400 mil para atingir o número mínimo necessário.

A proposta modifica a Lei Complementar das Inelegibilidades (64/90), ampliando os casos de inelegibilidade e acrescentando mecanismos para dar maior celeridade aos processos. Além disso, o projeto amplia, de três para oito anos, o prazo de inelegibilidade decorrente de decisões da Justiça Eleitoral, que reconheçam abuso de poder econômico, a contar da eleição em que houve abuso.

“Esse projeto vai impedir a candidatura de políticos que tenham condenações criminais por determinados crimes graves, em uma postura preventiva, para que essas pessoas não participem das campanhas políticas”, explicou o procurador.

A campanha é nacional e até o próximo dia 31 de julho, as assinaturas coletadas em todo o Brasil devem chegar ao Congresso Nacional, para que seja viabilizada a apreciação do Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Se aprovado, a lei passa a vigorar já a partir das eleições de 2010. O projeto tem que ser apreciado pelo Congresso.

Presidente da Famup faz balanço da mobilização em Brasília

De volta de Brasília, onde participou da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, fez hoje (17 de julho) um balanço do encontro que reuniu mais de quatro mil autoridades na Capital Federal em prol do movimento municipalista.

Segundo Buba, a mobilização foi positiva no sentido de estabelecer uma pauta nacional de reivindicações dos municípios presentes à Marcha, documento assinado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e apresentada pelas bancadas estaduais ao Congresso Nacional. O documento contem as cinco principais diretrizes debatidas durante o evento: a Reforma Tributária, a Previdência Social, a Lei de Licitações, os Precatórios e a Emenda Constitucional 29. Destes itens, pelo menos os dois últimos já podem de imediato ser aprovados pela Câmara dos Deputados.

Buba afirma que, apesar dos avanços alcançados ao longo da Marcha, os prefeitos dos pequenos municípios voltam preocupados a seus gabinetes. "A redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 23% é preocupante, sobretudo para os municípios do Nordeste que dependem basicamente deste fundo". Buba defendeu também que mobilizações como a XII Marcha dos Prefeitos sejam realizadas em âmbito estadual, já que "os municípios tem problemas inerentes ao Governo do Estado que precisam ser debatidos".

Por último, o presidente da Famup ressaltou o papel da instituição em levar ao conhecimento público a verdadeira imagem da gestão municipal: "Precisamos mostrar que os municípios estão fazendo seu dever de casa. Nós (os municípios) somos quem mais investimos no país. Vemos diariamente na imprensa maus exemplos de gestão pública, mas os bons exemplos, infelizmente, não são postos em evidência", disse Buba.

PTB vai ‘enquadrar’ filiados que negarem apoio a Ricardo, garante Abílio

O presidente estadual do PTB, deputado federal Armando Abílio, afirmou neste domingo que vai procurar o prefeito de Nazarezinho, Francisco de Assis Braga (do mesmo partido), para demovê-lo da ideia de retirar o apoio à candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado para apoiar a reeleição do governador José Maranhão.

Segundo Abílio, qualquer petebista paraibano que divergir da orientação de apoiar Ricardo nas eleições do ano que vem serão ‘enquadrados’ e poderão ficar sem legenda para disputar outros cargos eletivos.

A conversa com Francisco Braga deverá acontecer no dia 29, ocasião em qu Abílio e Ricardo estarão no município de Vieirópolis.

"Nossa diretriz é simples: quem não seguir a orientação do partido, não terá legenda nas próximas eleições. Eles devem escolher alguém próximo, um aliado, para colocar como nome para a disputa", explicou.

da Redação (com assessoria)

WSCOM Online