3 de agosto de 2009

Brasil deve vacinar 18 milhões de pessoas contra gripe suína

O governo brasileiro pretende vacinar até o fim do primeiro semestre do próximo ano 18 milhões de pessoas contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. De acordo com o Ministério da Saúde, 1 milhão de doses da vacina serão compradas prontas do laboratório Sanofi Pasteur, da França, maior produtor de vacinas contra gripe do mundo.

Essas primeiras doses chegarão ao Brasil em dezembro deste ano. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, mais 17 milhões de doses da vacinas já estão garantidas para o primeiro trimestre de 2010. Essa segunda remessa foi comprada a granel. A vacina será envasada pelo Instituto Butantã, em São Paulo.

Guimarães disse que o Ministério da Saúde estuda ainda a importação de mais 15 milhões de doses da vacina contra o vírus Influenza H1N1, caso a Organização Mundial da Saúde (OMS) autorize a redução no mundo da produção da vacina sazonal (contra a gripe comum).

Em reunião com especialistas, o Ministério da Saúde decidiu mapear os grupos prioritários para a vacinação. O recorte poderá ser por categoria profissional, vacinando primeiramente os profissionais de saúde. As mulheres grávidas e portadores de doença do coração também terão prioridades.

A reunião com especialistas serviu ainda para orientar o governo em novas medidas com o objetivo de conter a doença. O infectologista David Uip destacou que a decisão de descentralizar o diagnóstico poderá contribuir para dar maior rapidez à identificação da doença.

Agencia Brasil

O Blog Igaracy Noticias Agora Parabeniza o Blog pelos seus 10.000 Acessos

Parabéns Amigo Ary

Jonas Queiroz

Oposições de Nova Olinda se reuniram e debateram sobre novas eleições no município

As oposições da cidade de Nova Olinda se reuniram ontem, dia 2, na residência da ex-vice-prefeita, a médica Vanilda Cazé, para tratar de assuntos como a possibilidade de novas eleições no município.

Estiveram presentes à reunião, a candidata a prefeita Maria Ducarmo (PSDB), o candidato a vice, Idácio Souto (PMDB), e o assessor direto do governador José Maranhão, os vereadores de oposição, Dedé de Lula (PP), Gilson e Zé David (ambos PSDB), como também o candidato a vereador Landinho Teotônio e representantes dos partidos PDT e PT.
De acordo com o parecer, assinado pelo então procurador regional eleitoral José Guilherme Ferraz da Costa, há provas consistentes de abuso de poder político, bem como de conduta vedada à agente político em campanha eleitoral, nos termos do artigo 22 da Lei complementar 64/90 e do artigo 73, inciso IV, da Lei 9.504/97.


Durante a campanha, foram apreendidos, na casa da candidata, documentos, cheques, carimbos pertencentes à Prefeitura de Nova Olinda, apesar da candidata Maria Galdino Irmã (DEM), estar afastada do exercício da função de secretária municipal.



Para o MPE, os depoimentos das testemunhas, conjugados com as evidências documentais apreendidas no local, comprovam que a candidata se valia da máquina administrativa para atrair simpatizantes para a sua campanha. Fonte: blog do Ricardo Pereira.
Segundo informações, tanto Ducarmo quanto Idácio estão otimistas para uma possível nova eleição, “Nós já conseguimos muitas adesões, e todos os dias vêm eleitores aderindo ao nosso grupo político, e se estiver novas eleições ganharemos com toda certeza”, enfatizou Idácio.
Ainda segundo Idácio Souto, sobre a possibilidade de novas eleições, “tudo indica que as chances de ter novas eleições são grandes e caso isso ocorra Ducarmo entra direto”.
A chapa encabeçada por Ducarmo perdeu as eleições para Daguia por 317 votos de maioria, sendo 1.981 votos de da coligação “Filhos da Terra - Sempre Presentes” e a coligação “Unidos por nova Olinda”, 1.664 votos.
Nova reunião estará marcada para o final de agosto, onde segundo informações, terá novidades sobre novas eleições.

www.arypintoramalho.blogspot.com

Mobilização dobra adesão à Campanha Ficha Limpa na Paraíba


O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) divulgou uma nota nesta segunda-feira (3) em que informa sobre os resultados alcançados durante a semana de mobilização da Campanha Ficha Limpa para coleta de assinaturas destinadas à apresentação de Projeto de Lei que visa a impedir a candidatura de políticos condenados pela Justiça. Em uma semana de mobilização o número de assinaturas quase dobrou.

Segundo o último levantamento realizado pela coordenação do movimento apenas no primeiro dia de mobilização foram colhidas 1.300 assinaturas. No total, foramcoletadas em João Pessoa 10.325 assinaturas. Esse número representa mais de 2% do eleitorado da Capital. No entanto, a meta é atingir 1% do eleitorado da Paraíba, ou seja 26 mil eleitores. Até o presente momento, 21 mil assinaturas já foram coletadas, o que representa 80,77% da meta a ser atingida na Paraíba.

Segundo o Procurador da República, Guilherme Ferraz, que participa do movimento do Focco, em todo o Brasil é preciso somar 1,3 milhão de assinaturas. Segundo ele, este número deve ser alcançado ainda neste mês de agosto e a mobilização da última semana foi providencial para que a Paraíba consiga alcançar sua própria meta.

No Estado a Campanha Ficha Limpa foi apoiada pelo FOCCO, SEDUP(Guarabira) e CENTRAC (Campina Grande), além de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil que foram primordiais para o sucesso da campanha. Os órgãos de imprensa também foram fundamentais nessa mobilização, informando à população sobre asatividades e a importância da participação da sociedade nessa luta.