14 de agosto de 2009

Presidente da Famup alerta prefeitos sobre prazo para parcelamento de débitos previdenciários

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba – Famup, Buba Germano, alertou os prefeitos paraibanos para que atentem para o cumprimento do prazo de pedido de parcelamento dos débitos previdenciários, que termina no dia 31 deste mês.

O Decreto nº 6.922/ 2009, foi publicado em 06 de agosto e regulamenta o parcelamento de débitos dos municípios e de suas autarquias e fundações, junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, relativos às contribuições sociais.

Segundo Buba Germano, que também é prefeito de Picuí, a negociação dos débitos previdenciários é uma das principais conquistas da Famup e da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, durante a mobilização – Marcha dos Prefeitos -, em Brasília. “Temos certeza que a nossa mobilização, a força dos prefeitos e a coesão em torno dos assuntos do municipalismo, foram suficientes para sensibilizar o Governo Federal”, disse Germano.

Pelo Decreto, para o início do pagamento das prestações dos parcelamentos, os municípios com menos de 50 mil habitantes têm carência de seis meses para a quitação da primeira parcela, e os com mais de 50 mil habitantes terão três meses de carência.

“É uma ótima oportunidade para os gestores quitarem seus débitos com a Previdência Social, para isso a nossa entidade está prestando todas as informações necessárias aos prefeitos”, relatou Buba, ressaltando que a Famup está disponibilizando uma equipe de profissionais que vão orientar os gestores paraibanos sobre como devem proceder para aderir ao parcelamento.

Leia a íntegra do Decreto nº 6.922/09

Em tom de cobrança, Abílio exige vaga do PTB em majoritária de Ricardo em 2010, mas nega crise

O presidente do diretório estadual PTB, o deputado Armando Abílio, cobrou na tarde desta sexta-feira 14 a participação do partido na chapa majoritária, encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), para as eleições estaduais de 2010.

“O PTB tem que participar pelo nosso tamanho e, sobretudo, pela tese política de apoio a Ricardo e aliança com o PSB, que defendemos há mais de dois anos”, afirmou.

Esta é a primeira vez que Abílio faz uma exigência pública a Ricardo Coutinho. Até então, o presidente sempre falava em composição com o grupo político do socialista e participação do PTB na chapa, mas nunca havia dado um recado tão direto e em tom de exigência quanto este ao prefeito.

Apesar da declaração, Abílio negou que exista alguma crise de relacionamento com prefeito, afirmando que todos compromissos assumidos com o PTB foram cumpridos por Ricardo Coutinho.

Indagado se a cobrança poderia ‘azedar’ o relacionamento com Ricardo, o deputado disse que não, pois “não está pedindo nada de mais".

“Não estamos pedindo nada impossível, desde o começo da aliança vínhamos defendendo este posicionamento”, enfatizou.

“Poderia criar crise se não tivéssemos postura séria e tamanho, para fazermos exigências absurdas”, acrescentou.

Abílio lembrou ainda que o PTB é o segundo maior partido do Estado em números de prefeitos nos 20 maiores da Paraíba, perdendo apenas para o PMDB.

A entrevista do deputado foi concedida ao WSCOM Online logo após o lançamento do site oficial do PTB, realizado na sede do partido que fica na avenida Camilo Holanda, Torre.

WSCOM ONline