De acordo com o presidente do TCE, Nominando Diniz, as Prefeituras ou Câmaras de Vereadores que desobedecerem a orientação do tribunal serão penalizadas e terão suas contas bloqueadas.
Segundo Nominando Diniz, de posse dos documentos, o Tribunal de Contas vai confrontar as folhas de pagamento mês a mês para saber a evolução. “Haverá também confronto de CPF. Nós vamos ficar sabendo quantos entraram, quando entraram e quem saiu da folha de pagamento das Prefeituras e Câmaras.
O presidente do TCE, lembra que anteriormente havia dificuldades na fiscalização já que vários nomes de contratados pelas Prefeitura ou Câmara vinha agregado a apenas um nome. “Ficava complicado identificar algumas irregularidade. Agora, é diferente, tudo entra no sistema que confronta e constata tudo”, revela.
Contra atos secretos
As folhas e a relação dos servidores efetivos, inativos, comissionados e terceirizados das Prefeituras e das Câmaras estarão disponibilizados no Sagres. “Todo o público vai poder acompanhar quem é quem no executivo e no poder legislativos”, garante.
Nominando Diniz faz apenas fez uma ressalva: o CPF e o valor dos salários não serão revelados para evitar futuros problemas com a justiça.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado deixou transparecer que a medida vai inibir que a lei seja burlada nos chamados atos secretos.
clickPB