15 de setembro de 2009

Em pesquisa, prefeitos apontam principais requisitos para uma boa gestão

Além de apontar quais são as prioridades para gestores municipais, o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica, segundo a opinião dos 227 prefeitos entrevistados, os principais requisitos para uma boa administração. Assim como a primeira parte da pesquisa, o estudo também revela disparidades e pontos em comum nas três situações avaliadas.No primeiro quadro – por região - prefeitos do Norte e do Sul do País elegeram o item Visão de futuro como o principal requisito para uma gestão eficiente. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, duas características figuram em primeiro lugar: Visão de futuro e Capacidade de inovar na primeira e Visão de futuro e Controle dos gastos e da máquina na segunda.Já no Nordeste do País, o item Controle dos gastos e da máquina foi o escolhido. Em último lugar, em todas as regiões do País, o quesito Conhecimento da legislação foi apontado como o menos importante. De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a pesquisa é importante porque o prefeito, como chefe do Executivo municipal, tem um papel de grande relevância na condução da administração do Município. “É preciso entender – e conhecer – quais requisitos estes gestores, eleitos pela população, consideram mais importante para administrar um Município”, afirma Ziulkoski. O levantamento da CNM também aponta os itens considerados mais importantes para os gestores reeleitos e no 1.º mandato – 173 eleitos no primeiro mandato e 54 reeleitos foram consultados. Os cinco primeiros lugares do ranking, em ambos os casos, são Visão de futuro, Capacidade de inovar, Controle dos gastos e da máquina, Capacidade de liderança e Capacidade de organização da máquina pública. “Neste caso, as respostas dos prefeitos revelaram que, iniciantes ou não, eles dão importância aos mesmos requisitos”, explica Ziulkoski.Ao contrário da pesquisa sobre prioridades na administração municipal, o levantamento com prefeitos e prefeitas – 206 homens e 21 mulheres responderam as questões – revelou que o quesito Visão de futuro é o principal requisito necessário a uma boa administração para ambos os sexos. Em segundo e terceiro lugares, o resultado também é o mesmo: Capacidade de inovar e Controle dos gastos e da máquina, respectivamente

Itaporanga terá novo sistema de abastecimento de água; obras começam ainda este ano

O governador José Maranhão (PMDB) anunciou nesta terça-feira 15 que o Governo do Estado vai construir um novo sistema de abastecimento d’água na cidade de Itaporanga, localizada no alto sertão. Os investimentos serão de cerca de R$ 4 milhões, com a obra assegurando o abastecimento de água no município por um horizonte de 30 anos.
Maranhão revelou que Itaporanga é uma cidade que tem uma vocação empreendedora e necessita de reforço no sistema de abastecimento d’água, que foi construído ainda na década de 80.
“Nós esperamos começar essa obra já agora em outubro próximo, para terminá-la o mais rápido possível”, revelou o governador.
O novo sistema compreende a instalação de oito quilômetros de adutora de água bruta, 24 quilômetros de rede coletora, um reservatório elevado, um reservatório apoiado e uma estação elevatória de água tratada. O projeto inclui ainda a implantação de 602 ligações domiciliares novas.
De acordo com o governador, esse novo sistema também supre o antigo e suas ligações. O manancial que abastece a cidade é o açude Cachoeira dos Alves, cuja capacidade de vazão é de 105,1 litros de água por segundo.
“O fornecimento de água tratada para Itaporanga estará garantido até o ano 2027; nós estamos trabalhando com essa finalidade”, afirmou Maranhão. Da redação (com assessoria)
WSCOM Online

Veja: Maranhão superlota Cabo Branco; assessores revelam presença de membros do PSB, PSDB e DEM

A festa oferecida por amigos e correligionários para comemorar o aniversário do governador José Maranhão (PMDB) está bastante concorrida, superlotando as dependências do Esporte Clube Cabo Branco, localizado no bairro de Miramar, em João Pessoa.
A comemoração foi iniciada com uma programação religiosa, com destaque especial para um culto ecumênico, com cantos das da religião católica e evangélica, mas com um tom político, pois o que está chamando mais a atenção na festa é grande quantidade de aliados e simpatizantes do governador, sobretudo, deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas de várias cidades do Estado,com faixas de apoio ao nome de Maranhão.
Assim como antecipado ontem pelo WSCOM Online que poderia ocorrer o anúncio de adesões na comemoração, assessoria de Maranhão destaca que entre as lideranças políticas presentes ao evento estão nomes de partidos como PSB, PSDB e DEM, principais legendas da oposição ao governo Maranhão III.
O ex-deputado Gilvan Freire, que há pouco tempo se filiou ao PMDB, disse que a multidão presente na festa é uma demonstração clara de que o nome do governador está forte e entra de vez na disputa pela reeleição.

Senado aprova eleições diretas para casos de cassação de mandato

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (15) uma emenda no projeto de reforma eleitoral determinando a realização de eleições diretas sempre que a justiça eleitoral cassar algum detentor de mandato executivo estadual ou município. Resta ainda a votação de outros destaques, como o que trata de fazer restrições ou não ao uso da internet no período das eleições.
Para entrar em vigor em 2010, o projeto precisará ainda retornar para a Câmara, ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro.
A votação aconteceu por acordo após um imbróglio na semana passada. O texto dos relatores, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), atendendo a emenda de Tasso Jereissati (PSDB-CE), previa que nos dois primeiros anos de mandato seja necessária a convocação de nova eleição.
A partir daí, caberia às assembléias legislativas ou às câmaras municipais decidir quem será o chefe do executivo. A intenção é evitar que se dê posse a quem perdeu a eleição, como aconteceu algumas vezes por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na semana passada, Sarney desceu da cadeira de presidente para se manifestar contra a proposta. Ele entende que o tema só poderia ser tratado por Proposta de Emenda Constitucional (PEC) por envolver eleição indireta. Filha do peemedebista, Roseana Sarney assumiu o governo do Maranhão após a cassação de Jackson Lago (PDT-MA). Roseana tinha perdido o segundo turno em 2006 para o pedetista.
Para resolver o tema, os relatores alteraram o texto e a eleição será direta independente do tempo em que o mandato seja cassado. Sarney apoiou a mudança.
Nesta tarde os senadores já decidiram também rejeitar a proposta de impressão do voto. Essa proposta foi introduzida pela Câmara e já tinha sido tirada do texto pelos relatores. O próprio líder do PDT, Osmar Dias (PR), acabou retirando um destaque que pedia a votação em separado do tema.
G1

Wellington não aceita indicação de Efraim para 2a vaga do Senado e propõe definição com aliados

"Não serei bucha de canhão, da mesma forma que o PR está fora desse processo gerado em quatro paredes, portanto, se continuar assim vamos estar liberados para procurar outra opção”, afirmou, por telefone, o presidente estadual do PR, deputado federal Wellington Roberto, em entrevista ao WSCOM irritado com a projeção do ex-governador Cássio Cunha Lima de que a segunda vaga do senado será de Efraim Morais. Ele convocou os demais partidos aliados para reagir.
Wellington Roberto foi incisivo: “admiro e respeito a liderança do ex-governador Cássio, mas não vamos aceitar essa imposição de cima para baixo porque existem outros partidos interessados na Majoritária e que não estão sendo ouvidos e precisam participar dessa definição”.
Ele chegou a dizer que dispõe do apoio de 70 prefeitos e mais 52 lideranças municipais para segui-lo em qualquer posição. “Não aceitaremos de maneira nenhuma essa imposição” referia-se ao nome do senador Efraim.
- Estamos propondo que todos se reúnam, Cássio, Cícero, Efraim, Armando Abílio, Enivaldo Ribeiro, eu, e outros partidários para somente assim definir quem será nosso candidato ao governo, se Cícero ou Ricardo, bem como a vice e a segunda vaga do Senado – explicou.
Para Wellington, “se persistir essa imposição estou fora”, afirmou acrescentando que ele se sente como o personagem do filme famoso “Esqueceram de Mim”, de Hollywood.




wscom