
Na obra, que beneficiará uma população de quase um milhão de habitantes, serão investidos recursos da ordem de R$ 84,2 milhões, tendo como fonte o Plano de Aceleração do Crescimento (PEC). A conclusão está prevista para dezembro deste ano.
O projeto foi idealizado durante o governo Maranhão II, com a retomada desse empreendimento, o Governo do Estado eliminará quaisquer riscos de racionamento de água em cinco municípios do Litoral paraibano, cuja principal fonte de abastecimento é o sistema Gramame/Mamuaba, construído no governo de Tarcísio Burity há mais de 20 anos e que tinha como horizonte de atendimento o ano de 2000.
Os municípios beneficiados, além de João Pessoa, são Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e o Conde. Com uma extensão de 30 quilômetros de adutora e uma barragem, serão utilizadas as bacias hidrográficas dos rios Abiaí, em Caaporã, e o Popocas, em Alhandra, onde será construída uma barragem.
A segunda etapa do projeto prevê a duplicação da reserva elevatória em 40 mil metros cúbicos e a ampliação de 10 quilômetros de rede, tendo uma vazão de 700 litros/segundo de água vinda da bacia do rio Popocas. Já na segunda etapa, a vazão será de 1.200 litros/segundo de água saindo da barragem de Abiaí e Cupissura, no município de Caaporã. As obras vão gerar empregos para cerca de dois mil trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário