
O convite foi feito e aceito – a data ainda não foi acertada – quando o secretário esteve na Sudene, no último dia 29. “Fomos recebidos pelo superintendente e cobramos que o Plano Estratégico do Desenvolvimento Regional do Nordeste fosse discutido nos Estados, tal como aconteceu em outra administração da Sudene”, contou Melo.
O secretário afirmou, durante a visita, que não se sentia à vontade em apresentar os projetos estruturantes da Paraíba sem uma participação do Governo do Estado com a Sudene. Por isso sugeriu a presença do superintendente com sua equipe técnica na Paraíba, com a possível brevidade, para que fossem apresentados à sociedade paraibana outros planos estratégicos que devam merecer o apoio da Sudene, do Ministério da Integração e do Governo Federal.
Pleitos – Entre os pleitos já apresentados pelo secretário durante a visita à Sudene, pelo menos um foi tido com grande dificuldade: a passagem da Transnordestina no estado.
“O superintendente lembrou que a Transnordestina é um empreendimento privado e que somente através de negociação do governador com o presidente e a empresa poderia haver alguma alteração no projeto. Naturalmente que o interesse empresarial deve ajustar-se também aos interesses sociais dos Estados. Mas há pouco a fazer”, explicou Melo.
Segundo o secretário, o superintendente afirmou que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também tentou fazer com que um braço da Transnordestina se estendesse até a cidade de Petrolina, mas não foi bem sucedido. “Contudo, esse é um caso ainda em aberto”, opina o secretário.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário