30 de junho de 2009

Eleições 2010: candidatos abrem temporada de troca de partidos

A pouco mais de três meses do final do prazo para troca de partidos com vistas às eleições de 2010, a temporada de mudanças de legendas se intensifica. Ao contrário dos períodos anteriores, o entra e sai nas siglas, na maioria dos casos, é protagonizado pelos sem-mandato e suplentes por conta da infidelidade partidária. O prazo é 3 de outubro do corrente ano.
O ex-deputado Gilvan Freire, que já transitou pelo PSB, PDT e está no PTB, se filia nos próximos dias ao PMDB, partido pelo qual exerceu mandatos de deputado estadual e federal. Ele revelou que já comunicou a sua decisão de sair do partido ao presidente estadual do PTB, deputado Armando Abílio. Freire informou que o dirigente partidário aceitou com naturalidade a sua decisão, pois já vinha conversando esse assunto com ele.
Gilvan justifica que os petebistas têm o compromisso de apoiar o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) a governador e ele não quer ter obrigação política alguma com o socialista. Além disso, Gilvan revelou que sua prioridade é reconquistar o mandato de deputado federal e que o PMDB lhe abrirá portas para alcançar esse objetivo. Para isso, receberá os apoios da deputada estadual Francisca Mota (PMDB) e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
Já o suplente de deputado estadual Walter Brito Filho está trocando o DEM pelo PMDB. Ele chegou a ocupar um cargo de secretário executivo no Governo de Cássio Cunha Lima (PSDB). Com a cassação do tucano, Brito Filho deixou o governo, mas só conseguiu passar quatro meses na oposição. “No PMDB, terei espaços no governo e mais chances de conquistar um mandato de deputado federal”, justifica Walter.
Por sua vez, o ex-deputado Vituriano Abreu pode fazer o caminho inverso. Ele estuda o convite de Armando Abílio para ingressar no PTB. Todavia, a mudança de partido prescinde de carta branca para Vituriano apoiar quem quiser ao Governo do Estado. Armando disse que aceita a condição e não vai cobrá-lo fidelidade.
Dois ex-prefeitos também devem mudar de legenda até 3 de outubro do corrente ano. Um deles é Félix Araújo, que já administrou Campina Grande. Ele vai trocar o PTB pelo PP, podendo inclusive concorrer a um cargo eletivo. Em Várzea, o ex-prefeito Waldemar Marinho (DEM), mais conhecido como “Demarzinho”, vai se filiar ao PTN para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário